Um homem foi detido por suspeitas do crime de maus-tratos a animais de companhia. Após duas denúncias, a GNR apurou que já não vivia naquela residência e tinha deixado os gatos no local.
O Comando Territorial da GNR de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santa Maria da Feira, no dia 10 de agosto, deteve um homem de 43 anos por suspeitas do crime de maus-tratos a animais de companhia, no concelho de Santa Maria da Feira.
No âmbito de duas denúncias apresentadas através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) relacionada com maus-tratos a animais de companhia, os elementos do NPA deslocaram-se a uma habitação, tendo constatado que era notório um odor nauseabundo.
No decorrer das diligências policiais foi possível apurar que o interior da habitação estava repleto de urina e excrementos de felinos, tendo sido detetado um felino júnior em estado de subnutrição, bem como, dois cadáveres de felinos.
No seguimento da ação foi possível apurar a identidade do proprietário dos animais, o qual já não vivia naquela residência e tinha deixado os animais no local.
O suspeito foi detido, e os factos foram comunicados ao Tribunal de Judicial de Santa Maria da Feira.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.