Tavira instala primeiros abrigos para colónias de gatos

No primeiro trimestre de 2023, o Município de Tavira instalou 4 abrigos para colónias de gatos no concelho e mais se seguirão em 2023.

O objetivo desta medida é facilitar o controlo populacional dos gatos silvestres e assilvestrados que vivem na rua, permitindo uma aplicação mais eficiente do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) para que o número de gatos não cresça descontroladamente.

O Programa CED tem vindo a ser levado a cabo pelo Município de Tavira, ao longo dos anos, pelo qual os gatos são esterilizados, vacinados e chipados e são tratados por cuidadores informais identificados.

Os cuidadores devem sinalizar o surgimento de novos animais para aplicação do programa, assim como quando são necessários cuidados médico-veterinários.

A colocação destes abrigos potencia as valências positivas do programa CED e melhora as condições em que vivem os gatos silvestres e assilvestrados pertencentes a uma colónia.

Esta é uma das medidas do Plano Municipal para o Bem-Estar e Proteção Animal de Tavira, prevendo-se, para este ano, a colocação destas estruturas em outras 17 colónias situadas em diferentes freguesias do concelho.

EnglishFrenchPortugueseSpanish