Com a chegada das férias temos de pensar como vão ser os dias de férias para o nosso gato. Nem sempre podemos levá-lo connosco e temos de procurar soluções.
Vamos partir do princípio de que o gato não pode ir de férias com os donos, então temos dois cenários, procurar um pet hotel ou um prestador de cat sitting. Devemos escolher aquele que se adapta melhor à situação e, claro, o que achamos melhor para o nosso gato.
Procurar um pet hotel
Felizmente há cada vez mais opções por todo o país. Os donos procuram o melhor para o seu membro da família e a exigência em que relação às instalações e serviços disponibilizados tem aumentado.
1. Há pet hotéis apenas com os serviços básicos e verdadeiros resorts gateiros, Cat Hotels que aceitam exclusivamente gatos e proporcionam uma estadia personalizada.
2. Comece a procura com antecedência, pois estes também têm alturas de época alta, como o verão, a época de Natal e as férias da Páscoa, por exemplo.
3. Visite pessoalmente o hotel antes da estadia, para ver o tipo de alojamento, avaliar a higiene do espaço, o conforto e a tranquilidade dos gatos. Confirme se o espaço é seguro e não há perigo de fuga.
4. Os espaços devem ser individuais e de preferência com arranhadores e plataformas. Não se esqueça de perguntar se pode levar objetos de casa como a caminha, uma mantinha, os brinquedos preferidos e, caso não exista, um arranhador.
5. Para efetuar a reserva necessita do boletim de vacinas atualizado (realizadas de preferência um mês antes), de ter microchip e estar desparasitado.
6. Pergunte o que está incluído no preço diário da estadia. Alguns têm a areia do wc e/ou a alimentação incluídos, mas o ideal é ter a opção de levar o alimento a que está habituado. O que é essencial no caso do gato seguir uma dieta especial.
7. Pergunte ainda qual o horário de check-in e check-out, e se tem serviços opcionais adicionais.
8. Verifique se o pet hotel tem protocolo de assistência veterinária e deixe o contacto do médico veterinário assistente do seu gato.
9. Informe o hotel sobre o temperamento do seu gato, os seus hábitos, se tem alguma doença e se toma medicação.
10. E como vai ter muitas saudades… pergunte se há um sistema de webcam no espaço do seu gato, ou se enviam fotos e/ou vídeos por email ou WhatsApp.
Boas férias, para si e para o seu gato!