Mais de metade dos portugueses que têm animais de companhia gostariam de ir trabalhar com os seus animais.
Esta é uma das principais conclusões do estudo “A better world for pets: os animais de companhia em Portugal”, realizado para a Mars Petcare e a Royal Canin, no qual os tutores de animais de companhia foram questionados sobre os benefícios de levarem os seus animais para o local de trabalho.
Este inquérito, apresentado no âmbito do Dia Mundial de “Levar o cão para o trabalho”, destaca que 56% dos inquiridos iriam para o trabalho com o seu animal de companhia sem hesitar caso pudessem. Este é um desejo que vai para além do simples conforto e que está diretamente relacionado com o bem-estar tanto dos tutores como dos animais de companhia.
Deixar os seus animais de companhia sozinhos em casa promove um sentimento de culpa nos tutores. De facto, mais de um terço (34%) dos inquiridos que vivem com um animal de companhia admitem que se sentiriam menos culpados se pudessem levá-los para o escritório.
Do mesmo modo, 31% acreditam que essa possibilidade contribuiria para um equilíbrio mais favorável entre a sua vida pessoal e profissional.
Além disso, a integração de animais de companhia nos escritórios traz inúmeros outros benefícios, não só para os tutores, mas também para os outros colegas, uma vez que as principais razões para apreciar a presença de animais nos escritórios incluem a redução do stress (51%), a contribuição para a criação de um ambiente de trabalho mais descontraído e relaxado (38%), e o fomento do companheirismo e das relações pessoais entre colegas (29%).

Os principais benefícios incluem a redução do stress (51%), promover um ambiente mais descontraído (38%) e evitar deixar o animal sozinho em casa (34%).
“Os animais de companhia são sempre bem-vindos nos nossos escritórios. O estudo mostra-nos que a integração de animais de estimação nos locais de trabalho não é apenas uma tendência passageira, mas que há uma procura crescente que tem impactos positivos reais na saúde mental, no empenho dos colaboradores e na cultura organizacional. Tanto na MARS Petcare como na Royal Canin, acreditamos firmemente no poder da ligação entre pessoas e animais, também em contexto profissional”, explica Gerard Bagaria, Diretor ibérico da Mars.
Por outro lado, ambas as entidades destacam outro ponto fundamental de ser pet-friendly: o benefício para os próprios animais de companhia.
“Trazer os nossos animais de companhia para o escritório tem um benefício claro para eles: não têm de estar sozinhos durante o nosso dia de trabalho. Podemos levá-los à rua para se aliviarem com mais frequência e eles têm mais oportunidades de fazer exercício ao longo do dia. Também lhes dá um benefício de socialização, porque vão para um sítio diferente de casa e interagem com muitas pessoas”, destaca Gerard Bagaria.
Por: Mars Iberia