Jogos e brinquedos para todos

Na hora de jogar, embora cada gato tenha os seus próprios gostos, a maioria gosta de brinquedos que simulam pequenas presas e que sejam leves, como ratinhos ou bolas moles que conseguem agarrar com a boca e as garras.

Também pode gostar que façam ruído quando se lhes toca, embora alguns fujam deste tipo de brinquedos.

As caixas de cartão são um brinquedo estupendo e muito económico. Se a caixa tiver o tamanho adequado para que o gatinho fique no seu interior, converte-se num esconderijo extraordinário para emboscar ou numa zona de descanso incrível, já que lhe proporciona segurança e intimidade.

Uma simples caixa de cartão ou cartão do rolo de papel higiénico fechados com fita-cola, com vários buracos, pode converter-se em um comedouro interativo, já que o nosso gato precisa de se esforçar para tirar a comida que deixámos no interior.

Em casa há muitas coisas que se podem converter facilmente em brinquedos para o nosso gato. Estes gostam de bolas de papel normal ou de folha de alumínio, de panos de cozinha com um nó, dos rolos de cartão do papel absorvente, etc.

E que gato nunca brincou com um rolo de papel higiénico recém-colocado, cobrindo de pedacinhos de papel o chão da nossa casa de banho?

Existem disponíveis no mercado muitos jogos que estimulam a inteligência do nosso gato, como circuitos, brinquedos sempre em pé e bolas nas quais se pode colocar comida.

Mas também podemos fazer brinquedos em casa. Por exemplo, encha uma meia velha com bolinhas de papel ou tecido, e junte um guizo para ser mais atrativo aos seus sentidos. O guizo deve ser envolvido em tecido, porque se o gato rasgar a meia pode engoli-lo. Verá como se diverte!

No entanto, o mais importante é que o dono participe no jogo! Atirando os brinquedos ou incitando o gato com um vara de plumas, por exemplo. Ter um cesto cheio de brinquedos por si só não vai estimular o jogo no gato.

Observe como desfruta e joga. Seja criativo e surpreenda-o. Ofereça muitas opções de jogo e mude com regularidade para que o seu gato não se aborreça e desenvolva toda a sua inteligência.

Partilhar