Atelier de arquitetura projeta refúgios de rua

Na América Latina não existe uma estatística do número de animais de companhia, no entanto, estima-se que cerca de 25% dos mesmos vive em situação de abandono, caracterizada por desnutrição, e de tortura física, como viver acorrentado e em isolamento.

O Equador não é excepção e o número de animais sem lar tem aumentado. Enquanto as políticas públicas trabalham neste tema, desenvolvendo as leis necessárias de proteção animal, na cidade de Babahoyo está a decorrer o projeto piloto “La Casita del Barrio” desenvolvido pela Natura Futura Arquitectura.

O objetivo é despertar a consciência sobre a necessidade dos animais abandonados ou perdidos terem um lar e sobre a nossa responsabilidade, como tal construiu protótipos de refúgios temporários em pequena escala, localizados em áreas estratégicas da cidade, em bairros, com uma opção de design para cães e outra para gatos.

Pretendem que os animais tenham um lugar protegido durante o dia e noite, estabelecendo na comunidade um sentido de “apropriação” do refúgio, para que os moradores assumam a responsabilidade de dar comida e água.

Este projeto decorre em colaboração com uma Associação local chamada Marcando Huella, que acolhe animais em situação de abandono, prestando-lhes cuidados veterinários e procurando um novo lar, promovendo a esterilização e trabalhando em eventos locais de adoção.

O refúgio de 0,60×0,60 cm2 é construído em madeira, material isolante do calor e protegido contra a água e chuva por pequenos beirais e venezianas, que ajudam a ter ventilação cruzada. A comida é colocada num comedouro junto ao bebedouro, que é abastecido de água por uma garrafa e tubos.

Fotografias e vídeo: Anthony León

EnglishFrenchPortugueseSpanish