O que significa um gato de orelha cortada?

O corte da ponta da orelha esquerda é o método utilizado para identificar um gato esterilizado numa colónia controlada por um Programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver).

No Programa CED os gatos são capturados, esterilizados e devolvidos à sua colónia, onde os cuidadores monitorizam as suas condições de saúde e higiene, e lhe proporcionam comida e água. Este programa tem como objetivo a redução da natalidade e a promoção do bem-estar dos gatos que vivem em colónias.

Esta marca de esterilização deve ser bem visível a uma certa distância. O corte da ponta da orelha consiste na remoção de ¼ da orelha esquerda, o que é aproximadamente 1 cm num gato adulto e uma medida proporcionalmente menor num bebé. O corte é feito enquanto o gato está sob ação da anestesia, durante a esterilização.

Esta forma de identificação evita que os gatos sejam capturados e novamente intervencionados. Por outro lado, são reconhecidos como animais “controlados” pela população em geral, o que lhe confere alguma proteção.

Assim, sempre que vir um gato com a orelha esquerda cortada já sabe que está esterilizado. Este procedimento constitui uma forma de identificação permanente em colónias de gatos e permite a identificação visual imediata.