Após queixas recorrentes, no dia 4 de maio, a Toronto Animal Services em colaboração com a Toronto Cat Rescue deslocaram-se a um apartamento situado nesta cidade e depararam-se com mais de 300 gatos, numa situação clara de acumulação de animais.
Durante os últimos 7 anos os vizinhos apresentaram várias queixas por causa do cheiro, mas nunca imaginaram que vivessem mais de 300 gatos neste apartamento situado num 18º andar.
Havia gatos em todos os locais da casa, incluindo cerca de 50 gatos escondidos dentro de um sofá. Foram encontrados alguns gatos mortos, mas a maioria, surpreendentemente, estava em boas condições de saúde e sem parasitas.
Os gatos, de várias idades, começaram logo a ser retirados do local e a ser encaminhados para Associações de proteção animal e famílias de acolhimento. O apoio e dedicação dos voluntários foi essencial perante este cenário.
Toronto define um máximo de 6 gatos por casa e a cidade disponibiliza um serviço de esterilização e castração de animais através do programa “Spay Neuter Your Pet”, para prevenir excessos de população.
No total foram recolhidos 347 gatos que serão esterilizados, vacinados, desparasitados e observados para ver se têm algum problema de saúde ou comportamental. Sendo depois colocados para adoção.