Para quem é um iniciante neste mundo dos Gatocêntricos, poderá ainda não ter ouvido falar de uma erva mágica que surte um efeito inesperado nos nossos queridos companheiros felinos.
Essa erva tem o nome de Nepeta cataria, mais comummente conhecida por Catnip ou erva-gateira, e pode ser encontrada em diversos artigos disponíveis para gatos – brinquedos, alimentos e embalagens com a própria erva desidratada.
Mas, o curioso, é que nem todos os gatos são suscetíveis ao seu encantamento e estima-se que só cerca de 70% têm essa sorte. A sensibilidade ao Catnip é herdada geneticamente e pode variar em função da idade e experiência do próprio gato.

Catnip desidratado.
Mas, então, que magia faz essa erva? Os gatos suscetíveis quando expostos ao Catnip tendem a cheirar, lamber, mascar e até ingerir. Adoram rebolar na erva seca, esfregar as suas bochechas e queixo e experienciam uma sensação de felicidade extrema, ficam muito animados e tendem a brincar.
Este comportamento, normalmente, é acompanhado por uma salivação excessiva o que muitas vezes preocupa os seus tutores que associam, erradamente, a toxicidade.
Este estado de frenesim tende a durar entre 5 a 15 minutos e deve-se à nepetalactona, uma das substâncias presentes na erva-gateira.
O Catnip pode ser utilizado para enriquecimento ambiental, uma vez que promove a brincadeira nos nossos felinos, e como estimulante do apetite (usada sob orientação de um médico veterinário).
A valeriana e a videira de prata também poderão ter o mesmo efeito que o Catnip.
Por: Cátia Oliveira, Médica Veterinária
Espaço Gato – Clínica Veterinária