Município da Maia avança com Programa CED

O Município da Maia assinou a 11 de setembro um Contrato de Concessão de Benefício Público com a Associação Animais de Rua que visa a esterilização e proteção de animais em risco.

O Protocolo irá implementar um Programa CED – capturar, esterilizar e devolver – no âmbito da Estratégia Municipal para a Proteção dos Animais de Companhia, aprovada em 2014, que irá permitir controlar a reprodução indesejada econtrolar pragas.

O Programa CED reveste-se de teor de complexidade e exigência de recursos humanos no terreno, tendo em conta a necessidade de mediação de um vasto número de cuidadores, monitorização permanente do estado de saúde e número de gatos, disciplina de horários de alimentação e estado de limpeza da área de permanência das colónias.

Existem associações zoófilas, legalmente constituídas, que detêm vasta experiência, autonomia e resultados comprovados na gestão e aplicação com sucesso do Programa CED em vários municípios do país, evidenciando franca vocação e capacidade de mobilização da rede de cuidadores.

O Município da Maia reconhece a vantagem de apoiar institucional e financeiramente o trabalho meritório de associações, tendo em vista a implementação do Programa CED em colónias de gatos localizadas no Concelho da Maia, desde que previamente submetam e obtenham parecer favorável do médico veterinário Municipal.

Para a implementação do programa CED, o Município da Maia identificou uma associação legalmente constituída, designada por Associação Animais de Rua – Esterilização e Proteção de Animais em Risco, que apresenta um trabalho amplamente reconhecido a nível nacional nesta área especifica de atuação, com contratos já estabelecidos também com outros Municípios.

Fonte: Câmara Municipal da Maia

EnglishFrenchPortugueseSpanish