A importância de brincar com o seu gato

Não basta comprar ou fabricar brinquedos para o seu gato. É preciso que lhes dê vida, ou seja, brinque com o seu gato. Esconda os brinquedos e vá trocando os que estão disponíveis para manter a novidade presente.

Sempre que o seu gato lhe pede para brincar isso deve ser interpretado como um enorme abraço!

1. Simples e económico
Leve de vez em quando uma caixa de cartão para casa. Vai ter horas de diversão, pois a caixa vai servir de brinquedo, de cama e de esconderijo.

2. Brinque pelo menos 20 minutos por dia com o seu gato
Esta é a melhor maneira de estabelecer laços com o seu gato. Ao brincar com o seu gato não só está a fortalecer a vossa amizade como está a possibilitar ao seu gato fazer exercício e estimular-se cognitivamente.
Existe no mercado uma variedade imensa de brinquedos para gatos, descubra os eleitos pelo seu gato, pois nem todos gostam do mesmo! Brinquedos interativos são perfeitos e alguns servem também de comedouro, tornando-se num excelente meio de fazer enriquecimento ambiental. Mas, por vezes, uma simples bola de papel é suficiente para uma grande brincadeira, e se dentro de um rolo de cozinha mais divertido fica.

3. Catnip (erva-gateira)
O Catnip é uma erva (Nepeta cataria) que pode e deve ser utilizada como atrativo em brinquedos e arranhadores de modo a torná-los mais apetecíveis para os gatos. Existe em spray, mas funciona melhor quando fresca ou seca bem conservada.

Entender a natureza do gato e respeitar sua forma de interagir com o ambiente é a maior demonstração de afeto que pode dar ao seu gato. Com certeza ele vai retribuir, à sua maneira e quando ele quiser!

Boas mudanças aí por casa, cheias de bons momentos felinos.

Por: Maria João Dinis da Fonseca
Artigo gentilmente cedido pelo Grupo Hospital do Gato

PUBLICIDADE

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish