7 Dicas | Torne mais agradáveis as visitas do gato ao médico veterinário

De acordo com os especialistas da Royal Canin, é aconselhável levar o gato a uma consulta veterinária pelo menos uma vez por ano.

No entanto, os dados refletem que 50% dos tutores de animais de estimação não levam o seu gato ao médico veterinário e dois terços dos tutores dos gatos dizem que aumentariam a frequência das visitas se fosse mais fácil gerir o stress do animal1.

Fatores como o stress do animal antes da visita, a dificuldade em fazê-lo entrar na caixa transportadora ou o seu desconforto na sala de espera da clínica, são aqueles que mais levam os tutores de gatos a considerarem não ser fácil ir ao médico veterinário.

Como tal, os especialistas da Royal Canin reuniram uma série de conselhos para tornar mais fáceis e agradáveis as visitas ao Médico Veterinário.

1. Inicie visitas regulares desde gatinho
Além de ser crucial para garantir o seu correto desenvolvimento e satisfazer as necessidades nos primeiros meses de vida, irá ajudá-los a habituarem-se a eliminar o stress desde o início e a aceitar com normalidade as visitas ao veterinário.

2. Escolha uma transportadora adequada
É importante escolher uma boa caixa transportadora, com uma estrutura sólida, que seja segura e estável. Também é vantajoso que tenha várias portas, na área superior e lateral, ou que o centro possa ser removido.

3. Habitue o gato à transportadora
Os tutores devem ajudar o gato a sentir-se confortável desde tenra idade. Para isso, aconselham a deixar a transportadora aberta numa área da casa para que o gato possa entrar e brincar. Além disso, ajudará se colocarem um cobertor ou brinquedo lá dentro que lhes seja familiar.

4. Aprenda a compreender o comportamento do gato
A consulta não é um ambiente conhecido para os gatos. Existem muitos fatores externos como a luz e cores, cheiros ou sons, que os farão aumentar o seu estado de alerta e sentirem-se ansiosos. Para evitar isto, a Royal Canin recomenda cobrir a transportadora com um cobertor ou algo semelhante, bloqueando desta forma a entrada destes estímulos.

5. Escolha uma clínica cat friendly
Os espaços veterinários têm cada vez mais em conta as necessidades dos gatos. Por exemplo, têm áreas específicas para gatos – evitando o encontro direto com cães ou outros animais de estimação – ou espaços com menor ruído ou taxa de luminosidade.

6. Esteja atento aos detalhes na sala de espera
Coloque a transportadora numa área elevada – não no chão -, evite movimentos bruscos, fale com o gato com tranquilidade, evite o contacto direto com outros animais, entre outros aspetos.

7. Proporcione tranquilidade no regresso a casa
O gato terá todo o gosto em voltar. Ajude-o a tornar este processo tranquilo, abrindo a transportadora com calma e permitindo-lhe inspecionar as diferentes áreas da casa.

1 Estudo de 4.437 cuidadores primários de gatos a nível mundial sobre a relação dos proprietários de gatos com os seus veterinários (agência SKY, 2018).

EnglishFrenchPortugueseSpanish