Existem algumas coisas que são fáceis de implementar nas nossas rotinas diárias que vão proporcionar menos stress e mais bem-estar ao nosso gato. Deixamos 10 dicas para reduzir o stress no seu gato!
1. Crie locais elevados e espaços mais privados. Não se esqueça que os gatos gostam explorar o todo seu território e movimentar-se em altura. Também gostam de um local onde possam observar pela janela o que se passa no exterior.
2. Proporcione um refúgio onde o seu gato se sinta seguro, para que se possa esconder sempre que se sentir ameaçado ou inseguro. Se for um esconderijo num local alto é dois em um, e o gato irá adorar!
3. Coloque as caixas de areia afastadas das zonas de alimentação e em locais sossegados. Não se esqueça que gato é um caçador nato que divide o seu território em diferentes zonas (onde descansa, onde come/caça e onde defeca/urina).
4. Certifique-se que as caixas de areia são mantidas limpas e são suficientemente grandes. No mínimo, a caixa deve ter 1,5 vezes o comprimento do seu gato. Se tiver mais de um gato em casa o número de caixas deverá ser igual ao número de gatos mais um.
5. Elogie o bom comportamento e não castigue o seu gato por “acidentes”. Um gato que faz as suas necessidades fora da caixa de areia, por exemplo, pode ser sinal de um problema de saúde.
6. Forneça ao seu gato algo que possa arranhar, para que possa libertar as feromonas e deixá-lo feliz. Há vários tipos de arranhadores disponíveis no mercado, de vários materiais. Perceba qual é que o seu gato prefere. Os arranhadores horizontais são os mais adequados para gatos seniores.
7. Crie uma zona de lazer para o seu gato, com brinquedos e outros objetos para o manter ativo quando está sozinho em casa. A maioria dos gatos gosta de brinquedos que simulam pequenas presas e que sejam leves, como ratinhos ou bolas moles que conseguem agarrar com a boca e as garras.
8. Mantenha-o em forma! Um gato com excesso de peso não se consegue movimentar ou saltar. Além disso, a obesidade irá trazer-lhe problemas de saúde. Um gato que passa o dia deitado não é um gato feliz, é um gato aborrecido!
9. Se tiver mais do que um gato, certifique-se de que todos têm recursos suficientes – alimento, água, caixas de areia e locais seguros.
10. Os gatos de interior podem aborrecer-se, por isso deixe que o seu gato conheça o mundo lá fora, habituando-o a passear à trela, de arnês colocado, quando ainda é gatinho.