Qual a relação entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

Qual a relação entre violência doméstica e maus-tratos a animais? Poderão as agressões físicas e psicológicas no contexto familiar indiciar maus-tratos a animais de companhia? Estará esta relação refletida na legislação em vigor?

E, na prática, que dificuldades enfrentam as forças de segurança ou as autoridades judiciais na proteção das vítimas de violência doméstica, designadamente dos animais de companhia? Estão os centros de acolhimento à vítima preparados para acolher famílias com animais de estimação? Quantas famílias continuam expostas ao agressor por não conseguirem garantir a segurança dos seus animais?

São apenas algumas das questões em análise na conferência THE LINK – A relação entre maus-tratos a animais e violência entre pessoas, um evento inédito em Portugal, que decorre numa altura em que os casos de violência doméstica divulgados pelos órgãos de comunicação marcam presença diariamente na agenda mediática.

Promovida pela Provedora do Animal do Ministério do Ambiente, Laurentina Pedroso, a conferência THE LINK terá lugar no dia 1 de julho, pelas 9 horas, no Centro Cultural de Belém e contará um painel de oradores que reúne alguns dos mais conceituados especialistas na área, tanto a nível nacional como internacional.

Os oradores internacionais da conferência são:

» Phil Arkow – professor na Universidade da Flórida e no Harcum College, coordenador da National LINK Coalition e presidente do Projeto de Prevenção de Abuso de Animais e Violência Familiar da Latham Foundation;

» Elizabeth Ormerod – médica veterinária, presidente da Society for Companion Animal Studies e fundadora da Canine Partners – programa de cães de assistência do Reino Unido.

» Gisele Kronhardt Sche‑er – médica veterinária e Investigadora da Universidade Federal de Santa Maria, no Brasil.

THE LINK contará ainda com a participação de:
» Maria Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio à Criança;
» Eunice Marcelino, Procuradora da República;
» Manuel Albano, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género;
» Daniel Cotrim, Associação Portuguesa de apoio à Vítima.

Entre outras personalidades com formação e percursos profissionais ligados à violência doméstica e os maus-tratos aos animais.

A Conferência THE LINK estará também acessível online (via streaming em português e inglês) no site: www.provedordoanimal.pt.

Veja o Programa da Conferência – The Link – Programa

EnglishFrenchPortugueseSpanish