15 coisas que só um dono de gato percebe

Os gatos têm muitas características que todos os amantes felinos sabem e, na maioria dos casos, adoram! São lindos, fofos, divertidos e atentos a tudo o que os rodeia.

Mas há algumas coisas felinas que apenas os donos verdadeiramente entendem.
Umas são maravilhosas, mas outras nem por isso.

1. A roupa tem sempre pelo
Manter a roupa sem pelo é um esforço inútil. Escolher a roupa e deixar em cima da cama é 100% certo que vamos encontrar o gato em cima. Os donos compram rolos de limpeza, um aspirador xpto e evitam roupas escuras, mas nada disso resulta.
Chega uma altura em que os donos assumem que pelo na roupa é normal. É como se o nosso gatinho estivesse sempre connosco.

2. Cuidado com os sítios onde deixam as coisas
Telemóveis na mesa de cabeceira, copos em cima da mesa, comandos pousados num móvel, porta-chaves na entrada de casa, uma jarra com flores… é muito provável que vão parar ao chão!
Os gatos conseguem derrubar ou atirar para o chão literalmente qualquer coisa, a partir de qualquer sítio. Há vários vídeos no YouTube que mostram isto mesmo e são hilariantes.

3. Ou se tem um gato ou se tem plantas
Ter ambos é quase impossível. Brincar ou roer as folhas, cavar a terra dos vasos, derrubá-los no chão… tudo isso é normal quando se tem um gato.

4. O papel higiénico no wc é uma tentação
Muitos donos têm de desistir de colocar o papel higiénico no suporte da casa-de-banho e começar a guardá-lo dentro do armário. Desenrolar o rolo de papel com as garras é demasiado tentador para o seu gato para ele conseguir resistir.
Conseguir ir à casa de banho sozinho, também passa a ser quase impossível.

5. É “só” mais um arranhão
Uma brincadeira, uma arranhadela. Chega uma altura em que passamos a ignorar os arranhões nas mãos e braços. Só nos lembramos quando vemos alguém (sem gato, claro) a olhar fixamente para nós! Ou quando nos arde.

6. Ter o “rabo” do seu gato na cara é normal
Não há outra forma de o dizer: os donos de gatos dão por si muitas vezes com os “rabos” do seu gato demasiado próximo. Pode parecer um bocado nojento, mas quer dizer que gosta de si.

7. Os gatos dormem muito… excepto de madrugada!
Durante o dia parece que os gatos estão sempre a dormitar. Seja no sofá, em cima de uma cadeira, no chão na nesga de sol que entra pela janela…
Mas há uma hora de madrugada que parece que algo acorda nele e decidem fazer o seu exercício diário, com correrias pela casa (o mais rápido possível, fazendo o máximo de barulho possível) e saltos para a nossa cama.

8. A cama passa a ser pequena
Dormir uma noite inteira, confortável na nossa cama, com a nossa almofada, só se o gato deixar. Já para não falar de ser acordado com uma exfoliação facial, com a sua língua, que parece uma lixa, cheia de baba. Mas é tão bom!
E cuidado com os pés de fora, pois dedinhos a mexer são irresistíveis!

9. Fazer a cama passa a ser um desafio!
Pode estar a dormir regaladamente no sofá que mal começamos a fazer a cama já está ao nosso lado. Trocar os lençóis ou simplesmente tentar esticá-los passa a ser um verdadeiro desafio.

10. É normal o gato estar a fazer “cocó” ali ao lado
Ter um, ou mais, tabuleiros de higiene em casa é perfeitamente normal e os donos até se esquecem que quando estão sentados no sofá o seu gato pode estar na divisão do lado a fazer as suas necessidades. E que depois vai ter de limpar! Não só o litter usado, como o que o gato espalha à volta.

11. O gato prefere uma caixa de cartão do que a sua cama caríssima
Quem já passou horas a escolher a cama perfeita para o seu gato? Que além de ser bonita tem de ser confortável, num tamanho adequado e fácil de limpar. Muitas vezes até colocamos ainda mais uma almofadinha ou mantinha. E o que acontece de seguida?
O gato observa atentamente a sua nova cama, contorna-a de olhar altivo e vai brincar e dormir na caixa de cartão onde a cama vinha…

12. Há sempre outra coisa melhor que os seus brinquedos
Uma bola que salta, uma varinha com pena, um brinquedo interativo, um laser… experimente o que quiser… se fizer uma bolinha de papel com o recibo da loja de animais onde acabou de comprar o brinquedo os seus olhos até brilham!

13. O melhor arranhador do mundo
Acaba de chegar a casa com um arranhador xpto, com plataformas, brinquedos pendurados e caminha incluída. Pensa: é desta que vou deixar de ter o sofá arranhado, os cortinados desfiados, as cadeiras roídas e as paredes arranhadas.
Será mesmo assim? Ou está na altura de comprar uma manta nova para tapar o sofá e umas cortinas mais baratas.

14. A comida do gato é mais gourmet que a nossa
Pois é… quantos de nós não andaram já de loja em loja à procura da latinha daquela marca específica, com a textura que o nosso gato mais gosta e o seu sabor preferido?

15. O gato é o “chefe” da casa!
Nem vale a pena fingir. Numa casa com gatos é este que manda, e ele sabe disso!

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish